30 de jul de 2017

Festa Julina e Serestas em Conservatória - RJ

Conservatória  é um dos distritos da cidade de Valença, região do vale do café, sulfluminense.  Participei ontem (30/07/17) de uma excursão para a cidade que partia de Paracambi, com o objetivo de curtir um dos melhores arraiás da região. Quem me conhece saber que eu sou louca por uma festa junina/julina/agostina  rsrs , porque nós brasileiros não temos limites e o que era pra ser um único mês de festa transformamos em três. rsrsrs 

Então a louca aqui decidiu de ultima hora participar da excursão organizada pela Betânia Carvalho, uma amiga que venho considerando cada vez mais. Que pessoa iluminada. Que seu trabalho com turismo seja cada vez mais abençoado querida. Então quem quiser conhecer a região fale com ela e veja na agenda quando será a próxima. 


Conservatória é uma cidade pequenininha, pitoresca,  o centro da mesma é dividido em três pequenas praças e quando chegamos as três estavam tendo festas diferentes. Dá pra acreditar nessa animação toda?  Assim que chegamos já damos de cara com  ícone da cidade, A  Locomotiva 206  , fabricada em 1910  aqui conhecida como a Maria Fumaça.   A história por trás dela é muito bonita, vale a pena conhecer. 




E a história dessa cidade não acabou por aí, conheci também o famoso "Túnel que chora"  construído em 1880 por escravos para facilitar o transporte de grãos de café na cidade. O nome do túnel é este devido a aguá pura que corre entre as pedras por  uma  fonte no entorno do mesmo, chamada de "Fonte da Saudade".  





Ainda não acabou a história não, a cidade é conhecida como distrito mundial da Seresta então todos os finais de semana tem um choro na praça principal que vai em forma de procissão pelas principais ruas da cidade, que obviamente tem nome de música. Mas algo extremamente incrível é que as casas têm nome também de músicas e quando os seresteiros vão passando de fronte à elas eles cantam a musica escolhida pelos proprietários daquela casa.  A melhor tequila da cidade fica no restaurante Dó Ré Mi, muito bem localizado aliás. 





Mas o meu coração ficou mesmo foi no Bistrô do Poeta, conheci os donos que vieram da cidade de Cabo Frio (Região dos lagos que amo tanto) para morar em Conservatória e resolverão abrir o restaurante mais charmoso da cidade.  A decoração me deixou de queixo caído, além do banheiro com a parede coberta por capas de discos de vinil , as mesas também tinham discos, no salão uma outra parede decorada de folhas de dicionários. Mas nem para por aí, o que me encantou mesmo foi a música e a diversão do povo desse lugar, gente o rock in roll do Marcello Mello, pai da proprietária do estabelecimento colocou todo mundo pra dançar se quiser ver o vídeo está lá no meu álbum do face.  Eu fiquei é apaixonada. 






E foi essa a minha noite nessa terra apaixonante, eu saí de lá querendo voltar e sem dúvidas voltarei. Um cantinho desse tão perto da minha cidade que eu não tive a oportunidade de conhecer anteriormente.  Recomendo essa viagem pra todo mundo. Além de tudo que falei as lojas de artesanato são maravilhosas, lojas de queijo, cachaça, roupas de frio, chapéus. Vale muito a pena levar um dinheiro pra voltar com algumas lembranças. Fica a dica.  Os preços são super acessíveis, mesmo sendo cidade turística não achei nada exorbitante. 

Um beijo e até a próxima Conservatória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map