4 de jan de 2017

Como manter o foco em juntar dinheiro

2017 acabou de começar e eu tenho certeza que dentro da sua lista de desejos para esse ano  está economizar dinheiro para conquistar algum objetivo maior. Seja uma viajem, um carro novo, uma casa ou até mesmo um celular ou algo menor que você ainda não teve condições de comprar.  A internet está cheia de dicas de como economizar aqui, ali, mas a maior necessidade disso tudo pouco se fala, como manter o foco.



Em um mundo extremamente comercial capitalista é muito difícil guardar dinheiro, ainda mais se você for consumista que nem eu. Venho muitos anos tentando, mas de fato só consegui essa proeza no final de 2016. A dica antes de mais nada é eliminar todas as suas dívidas, esse é o primeiro e grande passo, para depois sim começar a juntar. Mas isso acredito que você também já deva saber. Então venho trazer pra você as coisas que realmente evoluíram o meu foco...

Estude

Isso mesmo, estudar sobre inteligência financeira é o primeiro passo para conquistar uma. Quando comecei a pensar mais no dinheiro e a estudá-lo comecei a perceber que a minha vida inteira eu gastei sem critérios. Então leia sobre o assunto. Indico para começar "Pai rico, pai pobre" do autor Robert Kiyosak esse livro me ajudou muito a perceber as coisas de maneira diferente. Você consegue fazer download dele aqui gratuitamente.

A parábola do sorvete

Essa de fato foi uma coisa que mudou completamente minha maneira de olhar meu dinheiro. Não me recordo ao certo onde encontrei essa parábola, mas transcrevo aqui da maneira que lembro, então acho que já irá ajudar:

"Uma criança quando vai a sorveteria pede a mãe duas bolas de sorvete em uma casquinha, mesmo a mãe sabendo que ela ainda não tem habilidade e coordenação  faz a vontade do filho. Alguns minutos depois o que era um sorvete vai parar todo no chão. Seria muito mais proveitoso para essa criança ter pedido uma única bola, ela saberia administrar a situação e não teria ao final ficado sem sorvete. Onde isso se aplica financeiramente? Reclamamos sempre que nossos ativos (Salário + ganhos extras) não dão conta e nunca sobram, que precisamos de mais e mais. Quando temos mais também não sabemos administrar. 
"Saiba administrar o pouco que tem e terá mais". 




Eis aqui um grande ensinamento "Saiba administrar o pouco que tem e terá mais".  Quando você sabe administrar o que tem terá mais no futuro por dois motivos, o primeiro é pelo fato de você saber juntar, o segundo é quanto mais sabemos cuidar do nosso dinheiro mais oportunidades aparecem para que você faça dele um ativo (dinheiro gerando dinheiro) e consequentemente terá mais. Essa parábola ficou na minha mente durante muito tempo e hoje está anotado na minha agenda na primeira página. Ela startou o que faltava em mim. 


Descreva detalhadamente seus objetivos

Quantas vezes na vida você já ouviu isso e ignorou?  Quando retiramos algo da mente e passamos para o papel ele automaticamente se torna mais real e fazendo isso aproveite para detalhar (com os pés no chão) como fará para chegar no seu objetivo. Quando juntará por mês, que tipo de serviço irá fazer por fora para complementar a renda, que tipo de investimento, não estou falando aqueles mirabolantes de banco, sim criar maneiras do seu dinheiro gerar mais dinheiro, comprando e revendendo coisas, investindo em alguma coisa que lhe trague um retorno mesmo que pequeno. Listar isso tudo lhe trará clareza, lhe mostrará que é possível sim realizar esse desejo se você montar seu plano de ação detalhadamente e segui-lo  a risca. 


Não deixe a ansiedade te atrapalhar

Muito comum a gente ficar ansioso para chegar no nosso objetivo, afinal queremos muito aquilo, mas lembre-se que por mais clichê que pareça, o processo é mais importante que o resultado. Se você aprender efetivamente a ter inteligência financeira para conquistar algo, você terá ela eternamente. É comum você ter alguns deslizes de início, então recomece, refaça suas estratégia, remonte seu plano de ação e não desiste. Permaneça-se firme e curta o aprendizado, lembre da frase: "Saiba administrar o pouco que tem e terá mais".


Pague a si mesmo primeiro

Depois que todas as suas dívidas estiverem extintas, crie o hábito de pagar a si mesmo antes de qualquer coisa. Como assim Daiana? "Ricos gastam o que sobra, pobres guardam o que sobra e quando sobra".  Percebe a sutil diferença nessa frase? Antes de mais nada de gastar com qualquer coisa guarde a sua reserva e deixe-a imaculada. Depois gaste com sabedoria o que sobrar. Esse simples hábito te ensinará a viver com menos do que ganha, porque se formos esperar sobrar pra guardar, nunca sobrará, vai por mim. 


Dicas bônus

Deixo aqui como extra duas dicas bacanas e simples que pode facilitar a sua vida.:

- Existe um App, para Smartphone chamado "Guia de bolso" ele vai te ajudar a organizar todas as suas economias. Estou usando e achando maravilhoso. 

- Faça uma previdência privada com o gerente do seu banco, a previdência não é utilizada apenas para aposentadoria, hoje ela tem em um período de doze meses um rendimento duas vezes maior do que o da poupança. Se você acha que não terá disciplina para guardar ela é a melhor opção. Primeiro que o depósito dela é programado retirando da sua conta o valor, segundo que existe uma carência de 60 dias para fazer qualquer resgate, te obrigando assim a não gastar. Depois dos 60 dias você pode fazer resgate, mas o prazo para o valor cair na sua conta é de até cinco dias úteis, o que te impedirá de gastar a sua reserva na impulsividade. A previdência não é o investimento de maior rendimento no mercado mas para você que está começando a entender, acho uma ótima opção. 



Espero mesmo que tenham gostado desse post e que ele possa te ajudar a ter um 2017 com uma vida financeira mais organizada e que ao final do ano você consiga conquistar seus objetivos mas acima de qualquer coisa aprender a lidar com o seu próprio dinheiro de maneira sábia. Se gostou desse post deixe seu comentário, se ficou com alguma dúvida também pode falar aí que respondo com maior prazer. Um grande beijo e um ano espetacular.












6 comentários:

  1. Nossa esse ano vou seguir as dicas a risca, quero muito juntar dinheiro.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de saber que foram uteis. Grande abraço.

      Excluir
  2. Amei seu post.
    Ainda mais nessa crise que todos precisam economizar ainda mais. "Pobre" tem que saber mais do que nunca utilizar o que ganha. Esse ano a minha meta é não gastar com besteiras. Mas, sempre aparece algo para comprar que estamos precisando, isso dificulta um pouco.
    Mas, vou seguir suas dicas.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, temos que ter inteligência financeira para identificar o que realmente precisamos e o que é apenas um impulso por compra. Com o tempo e dedicação essas coisas vão ficando mais claras.

      Excluir
  3. Adorei suas dicas, tenho que confessar que sou péssima nisso, realmente precisava de um post desse. Arrasou demaissss!
    Um beijo, adorei conhecer seu blog.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muito feliz que tenha sido util pra você. Que nesse ano você tenha muito foco e que no final você venha me contar o quanto deu certo. Abraço.

      Excluir

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map