14 de dez de 2016

A cultura de que mulher só faz "investimentos de cofrinho"

Vamos falar de finanças? Melhor ainda...

Fonte da imagem : Aqui

Nos últimos meses tenho me preocupado muito com as minhas finanças, querendo aprender mais sobre investimentos, tipos e modalidades entre outros. O problema é que, todos os sites e blogs que visitei para finanças voltado para o público feminino fala-se sempre da mesma coisa, a tal finança de "cofrinho", mas o que afinal seria isso Daiana?  Eis o conceito que eu mesmo tirei como conclusão. Para mulher economizar e investir os assuntos são sempre variantes de: "economize no mercado", "compre menos roupas", "tenha um cofrinho", coloque a o que juntar na "poupança". Okay ? Poupança? Peraí onde estão os conteúdos que realmente falam de investimentos? Tesouro direto, Ações, LCI, LCA, Previdências... Ah! esses estão nos sites direcionados ao público masculino, como se o público masculino fossem os únicos a entender realmente de dinheiro. 

Não quero que esse seja mais um post com conotação feminista, não estou criticando quem faz esse conteúdo para "mulheres", estou apenas questionando, quando teremos o sexo feminino realmente informado do que realmente vale a pena fazer com seu dinheiro?  Obviamente nós mulheres estamos cada vez mais fazendo parte do mercado de trabalho, ganhando dinheiro, comprando e se existe alguém que faz a economia realmente girar somos nós. Então poque a sociedade investe tanta informação no nosso consumismo mais investe pouco tempo em nos ensinar a lidar com o que ganhamos? Fazendo posts, publicações tão supérfluos?

Quero compartilhar outra coisa com vocês, quem me conhece mais a fundo sabe que trabalho em banco, e uma coisa que observei nessa minha profissão é que os homens estão muitos mais informados, interessados e abertos a ouvir sugestões de aplicações. Quando falado o mesmo assunto com mulheres há sempre uma objeção, e dificilmente alguma ouve com mais atenção e não considera ser mais um "papo de bancário"
Todavia uma pesquisa da Revista Exame em 2011 revela que a mulher informadas e investidoras quando ativas costumam ter mais sucesso do que os homens em suas escolhas, geralmente elas não estão dispostas a correr muitos riscos, seguram ações por mais tempo e dificilmente tomam decisões precipitadas  e consequentemente lucram mais com isso. Se temos tanto potencial porque Ainda somos minoria? Por que ainda somos ignoradas?

Veja a tabela abaixo que fala exatamente do que eu estou falando. Fonte de pesquisa no blog Finanças práticas




Precisamos mulheres mudar essa cultura, mudar essa crença de que mulher só entende de poupança, mudar essa crença de que só temos inteligência pra falar das economias em um recipiente com buraco no meio. Nós somos mais do que essas simples economias. 

Calma! se você percebeu agora que está no caminho errado, a culpa não é sua, infelizmente não aprendemos nada disso na escola, não temos educação financeira de raiz, aprendemos o que nossos pais nos ensinam,  aprendemos o que a mídia, seja ela de qual fonte for nos mostra, e se formos falar em maioria, o povo brasileiro não sabe administrar com inteligência suas economias, basta ver o furdunço por um CDC com taxas "atrativas".  

Mas você pode a partir de agora avançar para o próximo nível, conversar, ler, pesquisar sobre a variedade de aplicações, fundos de investimentos e a partir daí tomar decisões mais sábias do que essas que os blogs voltados para nós oferece. "Economize na padaria'  "Economize na conta de luz"... Não que essas simples economias devam ser negligenciadas, mas será que na nossa idade já não está na hora de começar a pensar em coisas maiores? Será que não devemos começar a questionar se essas informações já não estão ultrapassadas? 


Gostou do tema? Quer que eu fale um pouco mais sobre finanças? Deixe um comentário, faça perguntas, quem sabe não volto aqui para falar um pouco mais a fundo desse mundo. Um beijo. 



5 comentários:

  1. Realmente, nunca havia pensado nisso. Nunca pensei em fazer nenhuma aplicação e só o que penso no futuro como investimentos são imóveis mesmo que é o que faz parte do que eu já conheço. Gostei, me fez pensar. Um beijo e sucesso #ascariocasby

    http://taticarvil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nosso poder e sucesso é lindo mesmo e de causar desconforto em muita gente! Ah, amei essa lateral com as fotos dos lugares visitados. Quero aprender! #ascariocasby

    ResponderExcluir
  3. Cara como esperei por esse post até por que você fala com propriedade de cada coisa ali em cima. Um beijo faça mais posts desses

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Bem interessante teu post, e realmente a economia que mais vejo e pratico é essa da poupança rs.
    Acho que seria interessante postar sobre todos essas outras formas de investimento e economia. Acho que por preguiça, ou por enxergar dificuldade no assunto, a maioria não se informa (como eu) rs. E por isso fazemos sempre da mesma maneira que aprendemos.

    Beijos #AsCariocasby

    ResponderExcluir
  5. Oi Dai. Amei o tema, muito interessante seu texto. Eu tenho alguma dificuldade de fazer investimentos, guardar dinheiro, essas coisas. Bj

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map