15 de jan de 2016

Um tapa na cara

Foto retirada daqui


É engraçado como mudamos nossas perspectivas quando olhamos um pouco além da nossa. Digo isso porque estava lendo um artigo no site Papo de Homem " A nova propaganda de margarina " e me senti completamente idiota.

Quem aí nunca ouviu essa frase em uma roda de amigos ? " Eu sou disciplinado com dinheiro. Quase não gasto com bens materiais. Só com viagem. E isso não é gasto. É investimento." . Exatamente, se você nunca disse essa frase, pelo menos já ouviu alguma vez e é sobre ela que se discorre o assunto do artigo e  da "nossa necessidade de se preocupar com o dinheiro do outro". 

Quantas vezes você já apontou um gasto de um amigo ou familiar como supérfluo?  Mas que para ele era extremamente necessário, sonho de consumo?   O que queremos conversar aqui é sobre essa necessidade que temos de que o mundo pense igual a gente, essa necessidade de se achar superior porque prefere livros do que sapatos ou que prefere viajar à comprar o carro do ano.

Até hoje eu era esse tipo de pessoa, considerava que assistir a novela era medíocre, mas assistir séries e filmes eram o que realmente acrescentavam, criticava quem comprava engradados de cerveja, mas elogiava quem trocava essa mesma caixa por um bom vinho importado. Mas me esquecia de um ponto primordial; As pessoas são diferentes, possuem sonhos diferentes e necessidades diferentes, só porque eu sonho em viajar o mundo, aquele meu amigo que não tem esse desejo, não deve deixar de usufruir seu dinheiro à sua maneira, só porque eu acredito que ele deveria compartilhar do mesmo sonho. 

Estamos falando aqui de uma sociedade hipócrita, que te influencia com veemência a seguir uma "receita". Na verdade é questão de abrir um pouco a mente e evitar regras, porque afinal, cada ser humano possue "formulas" diferentes de felicidades e satisfação e cabe ao próximo não julgar e se sentir superior porque ACHA que seus propósitos são mais importantes do que os do próximo.

Parou hipocrisia, parou essa necessidade de tomar conta e se indignar com as escolhas do outro. Eu que antes era a primeira a dizer a frase tão clichê , agora tomei um tapa na minha cara para nunca mais repetir e respeitar as prioridades de cada um. Só porque meus sonhos são diferentes, não significa que eles devem ser uma " verdade" absoluta para ninguém. 



Um comentário:

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map