18 de dez de 2015

Do tempo que se fala sobre tudo


Estamos em momento na sociedade onde as pessoas têm a necessidade de dar opinião e comentar sobre tudo. Isso não é algo ruim, pelo contrário, só mostra o quanto estamos evoluindo e tendo a capacidade de falar sobre diversos assuntos. Pessoas que antes se calavam e aceitavam alguns argumentos como verdade absoluta hoje estão mais críticos e consegue argumentar quando algo não combina com suas convicções.

O fato negativo nisso tudo é que infelizmente ainda existem pessoas que não respeitam as opiniões diversas, não sabem argumentar sem criticar ou ser violento com ideias contrárias. Mas o problema não é ter opinião diferente, o problema está na maneira grosseira como essas ideias são apresentadas e como as nossas são recebidas. 

Esta semana tivemos grandes exemplos disso. Em uma semana em que nos dividimos entre a polêmica da mulher que traiu o marido e a paralização do WhatsApp não poderia ser diferente. Gatilho para diversos comentários e discussões na internet.  No primeiro caso o erro de uma mulher que foi fatal para sua vida devido aos dedos julgadores da nossa sociedade. No segundo caso mais dedos julgadores que chamavam de corrupção a quebra da paralização.

Mas não é sobre nenhum dos dois assuntos que quero abordar aqui. Na verdade eu quero abordar o fato de que essa nova sociedade mesmo estando com mais liberdade de argumentação não significa que esteja melhor. A falta de educação e respeito à opinião do próximo está tornando a discussão de assuntos algo insuportável e cansativo. 

Quem nunca se pegou com preguiça de explicar mais uma vez o que pensa a respeito de um determinado assunto?  Quem nunca deparou-se cansado de ter que dar uma opinião sobre todos os assunto ou se sentiu exausto por ter que ficar montando argumentos para as pessoas tentarem entender algo óbvio mas que muitas vezes nem assim entendem? 

Martha Medeiros certa vez disse: - " Cansada dessa necessidade de ter opinião sobre tudo, de ser obrigada a saber argumentar sobre tudo, quando na verdade preferia falar sobre o tempo." 

É isso mesmo. Estamos transformando algo que primeiramente seria saudável em algo extremamente desgastante e isso nos levará silenciosamente de volta de onde partimos, aquele tempo em que não argumentávamos nada. Mas dessa vez não por opressão, mas pelo simples fato de ser desgastante  de mais debater assuntos com, na sua maioria, pessoas ignorantes. 


Um comentário:

  1. É bom saber que hoje as pessoas tem um poder maior de argumentação,mas isso nao significa que sao educados. Tenho alguns colegas na minha turma que se expressam bem porem nao aceitam a opniao dos outros e gostam de atrapalhar quando a outra pessoas esta tentando argumentar suas ideias.

    http://diariodeumaunivesitaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map