12 de ago de 2015

Quanto vale um sonho?

Quanto vale um sonho? Fiz essa pergunta hoje de manhã enquanto tomava café e lia os comentários de algumas pessoas na página de uma editora, me parece que uma menina de 12 anos, se eu não me engano, já tinha três livros publicados sendo que os três foram pagos para isso. Os comentários eram bem rudes, mas via-se por trás de todos esses o sonho de publicar um livro, porém , sem a oportunidade financeira para tal feito. Todos com um tom blasé referindo a mais nova escritora apresentada na notícia no fundo eram pessoas desiludidas com o mercado editorial.




Reconheço sim que viver de qualquer tipo de arte é muito difícil, escrever, pintar, cantar... e que é muito mais fácil quando temos capital próprio para bancar nossos sonhos, seja publicar ou até expor em uma galeria. Arte no geral no Brasil ou talvez até em outros lugares do mundo, não é valorizada como deveria, mas vamos concordar que se você é uma editora e não vê o potencial em um livro, realmente não convém publicar, seria um capital gasto sem nenhum retorno, mas existem sim, livros publicados pela qualidade ao qual não são cobrados nada ao autor, mas essa chance é muito menor e você corre o risco de ter um não como resposta várias e várias vezes. Vide ai o exemplo de JK Rowling a autora de Harry Potter (dispensa apresentações ) . A saga foi negada por onze editoras antes de ser publicada, foi da parte de JK muita esperança e insistência, além de acreditar no que fazia, mas teria sido um caminho mais curto se ela pagasse para isso, não ? E mesmo se ela pagasse será que Harry Potter perderia a sua magia?

Acho que para o público aceitar os dois tipos de publicação como leitura tem que haver muito discernimento, nem sempre aqueles que são pagos para publicação são ruins, acredite . A verdade é que se você tem um sonhos, temos que buscar várias maneiras de realizar, independente de qual meio você vai usar, se isso não ferir a sua dignidade e mesmo que fira mas que no final você se sinta realizado, bola pra frente e chega de "mimimi", só não publiquei o meu ainda por falta de capital, vou continuar a moda antiga esperando alguém me ler e gostar, mas quem sabe um dia eu não consiga esse outro caminho mais curto ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map