21 de jul de 2014

Tecnologia e a geração de idiotas

Esses dias eu estava muito chateada e precisando conversar. Um amigo que admiro muito, apesar de conhecer a pouco tempo sentou-se ao meu lado perguntando o motivo de eu estar tão cabisbaixa, resolvi conversar e abrir meu coração. O problema era que enquanto eu falava conversava com alguém pelo celular. Por mais que ele estivesse ali me ouvindo e me respondendo, senti como se tudo que eu estava falando não estivesse sendo ouvido como realmente deveria ser. Aí fica a questão; até que momento a tecnologia nos deixou tão mal educados e inertes desse mundo de verdade? Esse mundo fora das telas dos  computadores e celulares?



Não que eu não seja usuária dessa tecnologia, pelo contrário sou mais uma de muitos adeptos, inclusive estou escrevendo esse post através do meu telefone, mas porque me senti tão incomodada ? 

Na verdade tenho só uma concepção, as pessoas tem que medir melhor o uso desses aparelhos. Não precisamos de muito esforço para  observar o quando as relações sociais estão sendo atingidas. Veja só , no restaurante sempre tem alguém conectado, mesmo que esteja no meio de diversas outras companhias .  No ônibus a mesma coisa, quanto tempo não tenho a experiencia das conversas despreocupadas sobre o tempo com algum desconhecido enquanto vou ao trabalho, ou para casa. Infelizmente as pessoas acham mais interessante ficar no celular. 

Esse não e apenas do meu querido amigo, já aconteceu comigo com diversas outras pessoas, um dia em uma lanchonete com um casal de amigos, peguei os dois conversando nos celulares e completamente desligados da companhia que eles tinham na mesa. 

Quantos casais chegam em casa do trabalho e a primeira atitude e ligar o computador ? Aquela atitude de se sentar a mesa e contar como foi o dia de cada um está morrendo. Aliás nem precisa conversar, afinal, o dia de todos estão sendo falados nas redes sociais . Quantas vezes você que me lê postou na templante do Facebook que seu dia estava corrido? Não precisa mais conversar a respeito quando chegar em casa porque seus pais ou seus companheiro já viram como foi online. 

Gente, vamos parar para pensar e por a mão na consciência, alguns momentos da nossas vidas precisam de que os celulares e computadores sejam abandonados por alguns instantes. Isso não vai matar nenhum amigo virtual, muito menos você. Em contra partida pode matar as pessoas que estão do seu lado. Não literalmente mas talvez matar alguns sentimentos e até mesmo algumas relações.  

Como já dizia Albert Einstein "Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas".

Essa tecnologias está aproximando quem está longe e distanciando quem está perto. Pense  nisso .



Postado por : Daiana de Azevedo de Paulo
Categoria: Textos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map