13 de nov de 2013

Mudar o passado

Lembro-me de quando eu era adolescente existia um jogo onde fazíamos em um caderno grande diversas perguntas, e escolhíamos pessoas para responder as mesmas, acho que era uma maneira que as pessoas arrumaram  de conhecer melhor à todos, visto que na época esse negócio de redes sociais não existiam e se existiam ainda não eram tão populares .  

Nesse caderno que as vezes tinha mais perguntas do que folhas, sempre haviam aquelas perguntas clichês que não poderiam faltar, e uma delas era "- se você pudesse voltar ao passado, o que mudaria ?" A maioria das repostas eram sempre as mesmas, repetitivas e maçantes, onde as pessoas "assumiam" jamais querer mudar o passado, afirmavam não se arrepender de nada que já fizeram. Ate que um dia esse jogo chegou até Alice, ela era uma menina beirando aos 22 anos, alta, magra, tinha os cabelos encaracolados e castanhos escuro, Alice respondeu à essas perguntas, como jamais responderia outra qualquer, talvez o caderno tenha chegado as mãos dela numa hora errada ou quem sabe certa, logo quando ela acabava de descobrir uma das traições de seu ex namorado.

























Alice suspirou fundo, pegou a primeira caneta azul que achou dentro do estojo laranja e começou vagarosamente as primeiras linhas de um texto:

"- No passado eu mudaria tudo, estou cansada de dizer que todas as escolhas que fiz até hoje foram as corretas, isso é mera vergonha de assumir os próprios erros,  somos humanos e a primeira coisa que descobrimos assim que nascemos é de que somos falho, desde o inicio, logo quando choramos pela primeira pirraça e fazemos nossos pais cansados de tanto trabalho sofrerem por um  simples capricho. 

Na verdade se eu for realmente listar as coisas que me arrependo, isso não caberia nesse caderno, mas de inicio eu me arrependo de muitas vezes não ter ouvido meus pais, sabe eles estavam certos, em todos os momento, queria voltar ao passado e não ter conhecido aquele cara idiota, queria voltar ao passado eu ter colocado aparelho enquanto eu era mais nova, queria voltar e fazer inglês, ter andado de patins, subido em arvores com meus primos, nadado mais naquela cachoeira, escolhido melhor o garoto com quem eu tive minha primeira relação, enfim são tantos erros cometido .


Mas vamos falar a verdade, mesmo se eu tivesse a oportunidade de mudar boa parte disso, quem me afirmaria de que eu não iria cometer outros erros, será que se tudo isso fosse diferente eu ainda seria eu ?

Algumas pessoas acreditam que nosso futuro é algo que já vem traçado desde o nascimento, mas eu duvido muito disso, nossas ações de hoje são os reflexos que veremos no nosso futuro, ninguém esta pré destinado a fazer nada, tudo é uma questão de escolha, as vezes um ônibus que eu não pego dentro do horário, um cafe da manha amargo, um sorriso de bom dia especial, essas coisa  não estão pré destinadas, apenas acontecem e isso muda sim, toda a sua vida, ontem eu escolhi ser apaixonada por um imbecil e hoje eu sofro as consequências, se eu  tivesse dado aquela chance para o menino de cabelos cacheados que tando me amava, talvez eu não estaria passando por isso. 

Mas enfim, a vida é assim mesmo, temos que errar para aprender, vai ver eu precisava passar por isso para mais na frente dar valor à quem realmente merece . E voltando a falar de passado, eu acho que se tudo isso não tivesse acontecido eu não seria eu, igual à uma música de uma das minhas cantoras favoritas - Clarice Falcão que diz "Se não fosse o mickey e as terças feiras e os ursos pandas e o andar de cima da Primeira casa em que eu morei e dava pra chegar no morro só pela varanda se Não fosse a fome e essas crianças e esse cachorro e o Sancho Pança se não fosse o Koni e o Capitão Gancho, Não seria eu!. "  Então talvez mudando um pouco a minha opinião inicial nesse texto, acho que eu realmente não me arrependo das coisas que fiz e que vivi, acho que eu não mudaria o passado , porque está bom assim, tudo bom desse jeito . "


Esse texto foi produzido para participar do concurso de redação no blogue Depois dos quinze - Bruna Vieira, temos que escrever um texto que tenha como principio o tema mudar o passado. O prêmio para os 5 melhores colocados é um livro De volta aos Quinze .  E você vai quer participar ? É só clicar no link acima e se inscrever .





2 comentários:

  1. Muito bom, gostei da ideia que você utilizou no texto :) É o melhor texto do concurso que vi até agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabela, estou ansiosa para ver o resultado. Também estou lendo vários outros. rsrsrs =)

      Excluir

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map