2 de out de 2012

Petit Gâteau - Cozinha francesa

Aujourd'hui, nous allons faire de Petit Gâteau .

Não se sabe muito bem como e onde surgiu essa sobremesa deliciosa, apesar do nome ser francês existem várias versões, mas de qualquer maneira não foge muito desse pais maravilhoso, cheio de magias .  a tradução é pequeno bolo .






















O chef Olivier Anquier disse que ninguém sabe como ele nasceu. Apesar de algumas histórias contarem que o “petit gâteau" nasceu na França, há quem diga que esse saboroso bolinho foi criado por acaso pelo chef francês radicado em Nova York, Jean-Georges Vongetrichten, ao errar na quantidade de farinha.
   
 Uma outra versão disse que esse bolinho de chocolate com casca crocante e recheio cremoso foi criado nos Estados Unidos, quando um aprendiz de chef aqueceu demais o forno. Assim mesmo os clientes adoraram e foi se popularizando na década de 90, chegando ao Brasil em torno de 1996.
            
Outros dizem que ele foi criado pelo chef francês Michel Brás, em um restaurante pequeno e escondido da França e adaptado e trazido ao Brasil pelo chef Erick Jacquin, francês que se radicou em São Paulo, onde mora até hoje. 
            
Adotado por outros chefs famosos, ele possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais ao chocolate, mas podem ser também de doce de leite, goiaba, tangerina e outras frutas ou bebidas alcoólicas.


A receitinha para vocês fazerem em casa .


Ingredientes 



  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de manteiga sem sal
  • 1/4 de xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros(tirar a pele da gema)
  • 2 gemas

Como Fazer 

  1. Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria
  2. Bater os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro
  3. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula
  4. Depois, unte as forminhas de empadinha, passe trigo e coloque a massa
  5. Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho
  6. Deve-se desenformar quente
  7. Diretamente no prato acompanhado com sorvete de creme e calda de chocolate .


Espero que tenham amado , claro para quem ainda não conhecia , quem quiser mande para mim fotos das suas receitinhas prontas , e quem tiver variações também coloquem aqui no comentário , vou adorar experimentar e mostrar aqui no BLOG .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map