15 de jul de 2012

Bolinho de chuva - perfeito

Uma coisa deliciosa que marcou a minha infância, os bolinhos de chuva da minha mãe. Era só sentir aquele cheirinho gostoso que eu e meus irmãos corríamos para a cozinha, às vezes nem esperávamos ela passar os bolinhos no açúcar e canela. lembro-me também do meu irmão mais velho fazendo, na maioria das vezes ele que "inventava a história" , assim dizia minha mãe que nunca foi muito fã do cheiro de gordura na cozinha (está bem confesso, nós não tinhamos depurador)... kkkkkkk







Nunca parei para pensar o porquê deles chamarem Bolinhos de Chuva. Eu assumi que era pelo fato de serem feitos em dias chuvosos e assim foi por bons anos.







Pesquisando eu descobri que existem várias versões para essa história, alguns acham que o nome vem do formato de gotas que a massa toma ao ser pingada da colher para o óleo, outros acham que foi uma invenção das mães que não podiam sair na chuva para comprar pão para o lanche da tarde.
Alguém aceita para acompanhar ???







Mas existe também uma que conta que o bolinho surgiu no século XVIII e diferente dos outros doces da época, que pediam um ponto de calda e demoravam horas para ficar pronto, ele era barato e rápido. Pela sua simplicidade, as escravas passaram a fazê-lo para as crianças. E uma vez, alguém disse que esses bolinhos eram a alegria das tardes chuvosas em que não se podia correr e brincar nos quintais.  Assim surgiu o nome Bolinhos de Chuva.
 Para quem não quer comprar a massa pronta, aí vai uma receita perfeita desses bolinhos .
 





 INGREDIENTES
  • 2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de amido de milho
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 4 colheres de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  
          MODO DE PREPARO 
- Bata o açúcar com os ovos e junte os demais ingredientes, em uma panela esquente o óleo  o suficiente para que os bolinhos flutuem na panela e frite às colheradas em fogo baixo 
- Depois de frito passe os bolinhos em açúcar com canela.

Gente depois de tanta chuva, agora é esperar o sol esplendoroso .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, Esse é nosso cantinho interativo. Fique a vontade para deixar seu comentário, saiba que todos serão lidos e respondidos com toda atenção . Lembre-se de ser educado e elegante , esta é a única regra.

Image Map